Blog

O que é Business Partner e o que fazer para se tornar um?

Business Partner

Comparilhar:

As organizações estão sempre em busca de melhores resultados, aplicando novas
abordagens para alcançarem esse objetivo. Dentro desse contexto surgiu o papel de
business partner, ou um parceiro de negócios, que representa um modelo diferenciado de
gestão de Recursos Humanos.
O cargo foi criado na década de 80 pelo especialista em gestão David Ulrich, no livro Human
Resource Champions. Ulrich defende que os setores de RH e de Negócios de uma
corporação devem andar lado a lado, e o business partner é o profissional que promove o
alinhamento entre as metas da empresa e a gestão de pessoas de maneira eficiente.
Quer entender melhor sobre essa profissão e como exercê-la? Continue a leitura!

Quem é o Business Partner na empresa?


O Business Partner é a pessoa que detém os conhecimentos sobre os processos de gestão
organizacionais e sobre os negócios, conseguindo, assim, alinhar as duas atividades para
alcançar resultados melhores.
Esse profissional sabe exatamente qual o perfil de colaborador mais indicado para ocupar
um cargo na empresa. Assim, ele consegue coordenar processos seletivos que tragam
exatamente o que a corporação precisa, assim como desenvolver treinamentos com
retornos consistentes.
Como o próprio nome indica, esse “parceiro de negócios” deve conhecer profundamente
não só as demandas organizacionais, como a área em que está inserido — mas também
entender perfeitamente as métricas, atividades e resultados.
Ele é extremamente útil especialmente em empresas de grande porte, nas quais há um
enorme número de funcionários e gestores. Essa grande escala faz com que seja difícil a
manutenção de uma visão estratégica. Dessa maneira, o business partner consegue ter uma
visão global e integrada que auxilia para uma gestão eficiente.


Quais funções esse profissional exerce?


O Business Partner ocupa um papel importante na organização, e acaba acumulando
algumas responsabilidades para atender ao papel designado a esse cargo. Conheça
algumas de suas atividades.


Definir estratégias de gestão de pessoas
Por contar com um profundo conhecimento de negócios, o Business Partner consegue
estruturar uma estratégia de gestão de pessoas eficiente, que vá de encontro com as metas
da organização e promova o desenvolvimento necessário.
Entre as ações incluídas nesse planejamento estão contratações, programas de
qualificação, planos de carreira etc.


Mediar conflitos
Como uma de suas funções mais importantes, o BP procura mediar qualquer tipo de conflito
que surja entre funcionário e empresa, equilibrando expectativas e cobranças. Ele fica entre
a liderança e os colaboradores, buscando um meio termo entre essas duas forças e
promovendo uma harmonia para que o desenvolvimento da organização ocorra sem
percalços.


Capacitar profissionais
Justamente por acompanhar com mais proximidade a realização das atividades, esse
profissional consegue identificar com facilidade as lacunas de qualificação ou problemas na
produtividade dos colaboradores.
Com esse conhecimento, ele consegue propor treinamentos mais eficientes, que tragam
realmente as competências necessárias para o alcance dos objetivos da corporação.


Como se tornar um Business Partner?


Há uma procura crescente pelos profissionais de Business Partner no mercado de trabalho,
o que faz com que muitos profissionais de RH resolvam dedicar-se a essa carreira. Se você
considera a alternativa viável para a sua trajetória particular, conheça as qualificações e
habilidades necessárias para exercer a função.


Saber planejar
Esse profissional é o responsável pelo planejamento que integra o trabalho do RH à gestão
geral da empresa. Por isso, a capacidade de desenvolver uma estratégia viável, assertiva e
fluida é indispensável para o Business Partner.


Conseguir antecipar riscos
Um estrategista precisa antecipar problemas futuros, justamente para pensar em
alternativas que evitem consequências graves. Para ser um bom BP, é indispensável estar
alerta aos riscos de um projeto, pensando no que pode sair da estrutura pensada
inicialmente, seu impacto e como prevenir esses problemas.


Possuir noções de administração e finanças
O Business Partner vai além da gestão de RH e incorpora as intenções de faturamento e de
lucro da empresa. Por isso, ele precisa saber não só como melhorar a produtividade da
equipe, mas também direcionar essas ações ao desenvolvimento financeiro.
Conhecimentos em gestão financeira são indispensáveis para esse profissional.


Ter capacidade de execução
Mais do que planejar, o Business Partner deve colocar tudo o que pensou em prática. Afinal,
os resultados só serão alcançados quando as ideias são tiradas do papel. Por isso, é
importante que, para ter sucesso no cargo, a pessoa tenha a capacidade e a disciplina de
colocar todas as ideias em ação, sem deixar de monitorar os resultados para identificar
possíveis ajustes ao longo do caminho.


Ter boa comunicação interpessoal
Por atuar como mediador, esse profissional precisa ter a capacidade de se comunicar com
clareza e empatia, trazendo tudo o que é necessário tanto para a gestão quanto para o corpo
de funcionários.
Sua fala deve ser objetiva e de fácil compreensão, além de desenvolver a escuta ativa.
Apenas assim é possível cultivar um bom relacionamento com todos e trazer os resultados
que a profissão exige.


Como está o mercado de trabalho para o Business Partner?


As empresas compreendem cada vez mais a diferença que um Business Partner pode fazer
na organização. Corporações de grande porte já contam com esse profissional, como
Bradesco e McDonalds.
Também é possível observar um aumento na oferta de cursos de extensão para esse cargo,
o que indica uma demanda maior pelo BP. O crescimento dessa procura vem de encontro
com a atuação mais estratégica do RH.
No entanto, justamente por se tratar de algo novo, ainda não há uma faixa de remuneração
para o cargo. Há ainda a possibilidade de atuar em apenas um estabelecimento ou
coordenar o trabalho de diferentes franquias — o que dá muito dinamismo à profissão. Claro
que essa disponibilidade para viagens afeta o salário final.
Segundo o Glassdoor, site com avaliações das empresas feitas pelos funcionários, o salário
de um Business Partner pode variar de 4 a 12 mil Reais, com uma média de R$ 7.300,00.
Se você está pensando em investir na carreira de Business Partner, essas informações
podem ajudar a tomar uma decisão mais acertada, sabendo quais são as responsabilidades
e competências que esse profissional carrega.

Mantenha sua equipe
apta para os desafios.

Preencha os campos ao lado, ou abaixo.
E aguarde o nosso retorno, até lá!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de uma das maiores franquias de RH do Brasil!

leaderrh

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de uma das maiores franquias de RH do Brasil!