Blog

Vida profissional e pessoal: Como manter o equilíbrio?

Autoconhecimento

Comparilhar:

Em uma era em que a produtividade excessiva, burnout e uma ilusão do que seria a vida perfeita (e milionária) ganha cada vez mais destaque nas rodas de conversa, encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal pode parecer algo praticamente impossível. Por outro lado, a falta de priorização do trabalho também parece crescer cada vez mais, mostrando uma polarização entre os dois universos.

Como conciliar tudo isso de forma saudável? Entrevistamos a psicóloga Daniela Faertes, especialista em terapia cognitiva e mudança de comportamentos prejudiciais. Confira suas dicas.

O que você consideraria o equilíbrio perfeito entre vida profissional e pessoal?

A primeira coisa é não procurar um equilíbrio perfeito e ter uma aceitação do desequilíbrio. A vida pessoal é dividida em outras frentes, como saúde, relacionamento íntimo, filhos, casa, a parte social… Logo, buscar um equilíbrio entre todas estas áreas se torna difícil, então é importante decidir em quais destas áreas irá focar, momentaneamente, como duas ou três e outras áreas para você manter.

Como identificar o desequilíbrio neste âmbito?

Uma coisa muito importante é dar atenção plena, o que muitas pessoas têm dificuldade, não é à toa que exercícios como meditação estão em evidência, pois a nossa mente precisa estar focada onde estamos fisicamente, porque o “dar conta” de várias áreas ao mesmo tempo oferece o risco de a pessoa não aproveitar o melhor de cada momento, projetando os seus pensamentos em situações que não estão acontecendo no presente.

Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje em dia é a questão da desatenção, muito pela questão do celular, que atrapalha na administração do tempo e no foco, que é importante em qualquer momento da vida, não apenas naqueles que exijam concentração. É preciso aceitar que haverá períodos em que a pessoa ficará mais focada em certas áreas da vida, procurando manter as demais, pois negar isso pode gerar estresse.

Existe uma carga horária máxima ideal para o trabalho?

Não existe uma carga horária ideal para o trabalho, mas é muito comum no consultório as pessoas me pedirem ajuda para equilibrar esta questão do trabalho não sobrecarregar. Tarefas físicas e mentais, das outras áreas da vida, também contam como trabalho, logo, esta carga horário depende das outras questões que é preciso dar conta.

E quem tem foco maior na vida pessoal, alguma dica para que ela consiga criar mais foco em evoluir de forma profissional?

Quem sempre teve um foco maior na vida pessoal, precisa colocar um tom de prioridade na parte profissional, e isso serve para qualquer coisa que a gente queira melhorar ou encaminhar, como a questão da saúde ou do emagrecimento. Eu digo que temos 100% de energia e, se queremos focar em uma parte para melhorá-la, precisamos dar uma maior prioridade do que temos naquele momento.

Fazer uma lista de qual seria o passo a passo para esta evolução, se seria se inscrever em cursos online ou fazer contatos, por exemplo, para que a pessoa criasse a priorização para o modelo profissional, assim como ela tem das outras coisas. É preciso entender que, quando priorizamos algo, as demais saem dessa ordem e está tudo certo nisso, porque as pessoas costumam querer priorizar a vida profissional mas não suportam a ideia de “despriorizar” outras áreas, sendo que despriorizar não é negligenciar as outras áreas, mas sim manter as demais áreas em um estado saudável e priorizar outras, ou seja, manter o que se tem para poder priorizar outras coisas e é indispensável pedir ajuda.

Fonte: Revista L’Officiel

Mantenha sua equipe
apta para os desafios.

Preencha os campos ao lado, ou abaixo.
E aguarde o nosso retorno, até lá!

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de uma das maiores franquias de RH do Brasil!

leaderrh

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de uma das maiores franquias de RH do Brasil!